quinta-feira, 17 de março de 2011

Ética e moral

Etica e moral

Etica e moral são dois termos que se originam um do outro e ambos tem o mesmo significado; a verdade a partir da nossa definição do que é certo e errado,dos  pensamentos, sentimentos e realidade. Apesar de terem a mesma origem elas se diferenciam em sua execução e entendimento. A moral é o nosso próprio e particular entendimento da realidade, nossa concepção da verdade e do que se é certo e errado, ela nos faz agir pelo próprio instinto nos dando respostas imediatas pelo que julgamos; já a ética é a parte mais filosófica, é o entender da moral para a criação de normas universais e não mais normas pertencentes a um grupo, nacionalidade ou religião.
Nos dias de hoje nos vemos em um conflito entre o certo e o errado,  as pessoas não mais partilham do mesmo entendimento, da mesma noção da realidade; nós podemos ver essa diferença nas ações da sociedade e a forma como reagem as situações. A exemplo disso temos a depredação de ônibus que aconteceu na cidade de Campinas durante o carnaval; a população destruiu alguns ônibus da empresa municipal de transportes. Esse ato de vandalismo não teve motivo aparente, a única coisa que sabemos é que ficou o prejuízo para a empresa e para a população que agora tem alguns ônibus a menos em sua frota.
Esses atos de vandalismo demonstram claramente a visão de ética e moral de um determinado grupo de pessoas, quando pensamos em senso comum nós sabemos que não é necessário a depredação de patrimônios públicos para se alcançar algo, os valores estão invertidos, a sociedade não distingue mais o certo do errado, o que é socialmente aceitável e o inaceitável. Essa visão de certo e errado esclarece que hoje em dia a visão de ética e moral vem se perdendo, não temos mais a noção de atos e que estes tem conseqüências que poderiam ser evitadas. A ética como senso comum aparentemente sumiu e a moral como senso particular vem perdendo sua força na formação de atos certos e errados, cada vez menos nós vemos na população atos que sejam coerentes e que expressem o bem comum. Parece que a moda é: “Vamos quebrar tudo” e tentar alcançar algo e deixando de lado a consciência e a execução da ética e da moral lá no plenário quando escolhemos nossos políticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário