sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Afinal o que é o amor?

Sei lá, hoje estou inspirado pra escrever algo sobre o amor, essa coisa estranha que todos buscam e quase ninguém entende.

amor (ô)
(latim amor, -oris)
s. m.
1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atracção!; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa (ex.: amor filial, amor materno)


É isso que o aurélio nos diz, mas será que realmente podemos definir o indefinível? entender o que não sabemos o que é?

O amor com toda certeza é o sentimento mais confuso que existe. Muitos buscam. Muitos dizem alcançar.
Outros tantos dizem não sentir, ou sentiram apenas uma vez. - "Amor é o que sinto pela minha mãe". "Eu tenho um amor a cada esquina"-.  É confuso. É tudo e é nada.

Afinal, o que é o amor?


Eu tenho uma teoria, e para tal precisamos levar em conta algumas coisas.
Para mim existem duas coisas distintas: Amor e paixão.

Vamos lá, de uma forma bem racional tentarei explicar ISSO. O amor.

Bom, para mim existe o amor e a paixão.

A paixão é aquele sentimento... bom, na verdade um alvoroço fugaz...
Sabe quando você conhece a pessoa lá X, e de início ela é encantadora, seus olhos brilham, seu coração acelera, você sua, treme, geme, se contrai e tudo mais de uma vez só? Pois bem, é isso.
Na minha opinião é aquele sentimento que surge do nada, que te muda completamente, te deixa cego.
Quando estamos apaixonados, só enxergamos a pessoa, só queremos a pessoa, e só pensamos nela.
Paixão é um sentimento bem FDP, te muda completamente. Não enxergamos defeitos. E nos faz sofrer pra caralho.
Paixão, só fóde com a vida. 

Paixão nos faz mudar tudo por alguém, nos faz virar pessoas que só pensam em uma coisa. Nela (e).
Paixão faz com que nós tentemos de tudo pela pessoa. A gente só quer saber dela, sem barreiras, sem pensar em nada, sem medir esforços, sem ser racional ( o que é extremamente saudável para um relacionamento).
Acredito então que a paixão é algo muito forte que em tão pouco tempo nos destrói, corrói. E no final, vimos que fizemos muito, por tão pouco. Fizemos muito, apenas pelo cheiro que a pessoa exala e que nos deixa fora do corpo, de pernas pro ar. Bem animal. Carnal. E passageiro.


O amor.

Bom, o amor é um sentimento.- Já é um começo - rs
Amor é algo construído, pelo menos eu acredito nisso.
Amor é algo incondicional e difícil de se fazer existir.
Acredito que a principal dificuldade de se fazer amar, é aceitar que a pessoa amada tem defeitos, erra, peca e que com toda certeza VAI TE MAGOAR!

Sentir amor foge daquela coisa utópica da paixão, onde a pessoa é a menina dos olhos. A verdadeira Iracema.
A pessoa sem defeitos e completamente idealizada.

Amor é a convivência, o tempo que passamos juntos. É o aprender a gostar, amar, se importar.
Quando nós conhecemos alguém é o tempo que nos faz amar essa pessoa. Não digo somente amor em relacionamento. Digo que há necessidade de ter tempo para se surgir amor em qualquer tipo dele, ou você nasceu amando seu irmão? É óbvio que com o passar do tempo, da convivência nós passamos a amar outro ser.

P.S. Amor materno é algo que sempre existiu. Não ouso explicar. Pois é algo superior a tudo.

Cheguei a um ponto de entender o amor como algo realmente construído, imagina.
Você convive 10 anos com a pessoa, se ela sofrer algum dano não tem como não se importar. Aí existe amor.

Amor de fato, pela(o) companheira é algo difícil, porque precisamos em 1º lugar Amar os defeitos.
Se nós não entendermos os defeitos do outro não tem como haver amor. Acho que a maior dificuldade é entender que todos nós somos seres humanos, que por sua vez são falhos erramos.
Todos nós erramos, fazemos coisas que não irão agradar, irá magoar, nos fazer sofrer e chorar. Aí entra o amor. Ele é tão incondicional que nos faz, mesmo estando machucados por dentro, perdoar e entender que a pessoa erra. E que dessa vez errou com você.



O amor é então algo que fazemos nascer a partir do que alguém te proporciona,da admiração, do companheirismo, do comprometimento, da vontade de ser/estar junto e isso tudo atrelado a atração.

 A cada toque, a cada beijo, momento de respiração oscilante. A execução do amor.
Amar com toda certeza é a coisa mais difícil de se fazer. É superar a cada dia os defeitos, admirar cada gesto, amar os ideais e coagir com eles. Amar é com toda certeza o ato mais complexo e ao mesmo tempo é o supra-sumo do ser.

"Amar é não ter sempre certeza, é aceitar que ninguém é perfeito pra ninguém. É poder ser você mesmo e não precisar fingir."

Então, façam cada um de vocês o entendimento do amor. Construam o amor. Briguem pelo amor. Alcancem o amor!

Seja o amor!

6 comentários:

  1. O amor é uma opção. Desprendida e descompromissada, mas é. É um modo de vida, de relacionamento. Optamos por passar a vida amando, porque odiar machuca mais e é mais fácil de fazer. Posso estar errada, mas pode ser que a beleza disso tudo esteja bem aqui. Quem ama de verdade, é um bravo lutador. O amor puro, de coração; de alma. Passar por cima de defeitos, brigas tolas, distância - aquilo que entristece momentaneamente, mas que afirmam que a probabilidade de morrermos por quem amamos é de cento e um por cento. E se sofremos, é porque sabemos que não há intensa reciprocidade.

    ResponderExcluir
  2. Você não brincou quando disse que estava inspirado. E eu ri com a comparação com Iracema.
    Você nao acha que a paixão desvairada pode com o passar do tempo se tornar em amor? Eu não acredito muito que o amor possa vir com tempo com a convivencia eu penso que no fundo ele sempre esteve ali, você sabe que tem esse sentimento pela pessoa X mas só entrega quando descobre que ela não pode lhe causar mal, dessa forma a paixão e o amor são quase a mesma coisa, sendo o amor uma paixão que fica presa com o medo e vc só a liberta quando sabe que não lhe fará mal.

    ResponderExcluir
  3. rsrs

    Então léo você me fez pensar por um outro lado, mass acho que amor não é esse borbulhão todo não.

    Acredito que seja uma coisa racional e irracional ao mesmo tempo, se completando e gerando o equilíbrio.

    Tipo o Yin e o Yang, sabe?

    Enquanto a paixão, ao meu ver é somente um lado desse equilíbrio! (:

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. 'Eu carrego o seu coração comigo.
    Carrego no meu coração.
    Eu nunca, nunca estou sem ele.'

    Isso, é amor. Dois anos sem te ver prova que o amor não provém de convivência, mas de ligação sentimental. Ainda amo você, mesmo estando dois anos longe do pulsar do teu coração.

    ResponderExcluir
  6. 'Eu carrego o seu coração comigo.
    Carrego no meu coração.
    Eu nunca, nunca estou sem ele.'


    eu também te amo mesmo depois de dois anos longe!

    E sempre vou nutrir esse sentimento.

    Espero poder revê-la!

    ResponderExcluir